quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Quem é o profissional da informação?


O PROFISSIONAL DA INFORMAÇÃO

Texto baseado na obra de Maria das Graças Targino


Antes de perguntar “Quem é o profissional da informação?”, vou falar um pouco sobre a informação, que pelas sociedades não contemporâneas usava o termo para identificar o registro do conhecimento, hoje pode ser considerada como um termo encontrado em todos os processos e fluxos das ciências. Para os profissionais de Biblioteconomia, Documentação, Arquivologia, a informação é o pilar de sustentação da então recente Ciência da Informação (CI). Ainda considerada imatura enquanto Ciência e por isso mesmo ainda não possui um paradigma, que no texto de Saldanha (2008 p.63) sobre a ótica kuhniana ele relata  "É exatamente a especialização da Biblioteconomia clássica que dará origem a CI..."
A CI pode ser considerada como ciência interdisciplinar e mesmo com suas bases teóricas na Biblioteconomia, é uma das poucas ciências considerada contemporânea, Saldanha (p.72).  O uso de várias tecnologias ao longo da jornada da Biblioteconomia, ora para o armazenamento e ora para a recuperação da informação, serviu como base para a criação da CI e talvez seja esse o motivo da incorporação da nova ciência também na nomenclatura do profissional, que prefere ser chamado de cientista da informação por parecer mais moderno e com status diferenciado, visto que a sociedade reconhece a necessidade de “novo” profissional.
Equipamentos e suportes de armazenamento já conseguiram em muito superar minhas expectativas, porém quando tratamos do assunto no aspecto científico podemos incluir nessa lista de novidades os repositórios e as redes de comunicação, no entanto as formas de recuperação destas informações ainda estão “engatinhando” se comparados com as tecnologias físicas. A realidade hoje é que não conseguimos nos sentirmos satisfeitos quando buscamos determinada informação nas redes de comunicação, temos velocidade e certo nível de segurança, mas somos locados no limiar da loucura quando buscamos determinado material em formato eletrônico. 
Conhecer os repositórios com suas formas de recuperação, que ainda não possuem um padrão definido, estar inserido em instituições de ensino e/ou de pesquisa torna-se primordial a quem necessita de informações científicas. Cabe ao profissional da informação oferecer formas de torná-la mais acessível a qualquer indivíduo, ao considerar que todos deveriam ter acesso ao conteúdo informacional que desejar e que esse conteúdo seja confiável.
Penso que o profissional da informação é aquele quem em primeiro lugar, deve estar pronto para admitir mudanças de paradigmas, a aceitar e aprender com o uso de novas tecnologias. Ou seja, deve ser aquele apto e “antenado” com as novas formas de tratar a informação, é um profissional especializado, com formação específica. Sendo aquele que se dedica a informação em todas as suas instâncias, mas cabe lembrar o que diz Targino (p.64, 2000), todo bibliotecário é cientista da informação, mas o inverso não cabe nesta estrutura.

Referências

1.  TARGINO, Maria das Graças. Quem é o profissional da informação?
Transinformação, v. 12, n. 2, p.61-69, jul./dez. 2000.

Disponibilizado em: http://www.4shared.com/document/8DjDc7KQ/TARGINO_2000.html

2.  SALDANHA, Gustavo Silva. THOMAS KUHN NA EPISTEMOLOGIA DA
CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO: UMA REFLEXÃO CRÍTICA. Informação &
Informação, Londrina, v. 13, n. 2, p.56-78, jul./dez. 2008. Disponível em:
Acesso em: 15 out. 2009.


Post elaborado pela aluna Mônica Regina Peres


Um comentário: