quarta-feira, 10 de novembro de 2010

A ciência e a gestão da informação:compatibilidade no espaço profissional

Na aula 6 discutimos sobre o texto: A ciência e a gestão da informação: compatibilidade no espaço profissional , da Prof. Dra. Patrícia Zeni Marchiori.

O post abaixo foi elaborado pelo aluno Marcelo Souza de Jesus.

Vivenciamos profundas transformações no cenário da informação e do conhecimento que são resultados da revolução no mundo da comunicação, da tecnologia e da globalização. A cada instante mais e mais informações são utilizadas e novos conhecimentos se consolidam.
As tecnologias mudaram o perfil dos profissionais da informação e sua forma de atuação, transformando também outras jurisdições que hoje agregam valor, quando da gestão do conhecimento.
No contexto atual a tecnologia vem criando sintonia e meios estratégicos para gerenciamento da informação, assim como qualidade e segurança para o usuário. Deste modo, se faz necessárias competências e habilidades para a formação do Profissional da Informação em diversas áreas de conhecimento, tais como: Planejamento; Comunicação; Gestão da informação; Gestão de recursos humanos; Gestão de recursos financeiros; Gestão de Marketing; Gestão Tecnológica, e Aplicações política, ética, social e legal.
A formação dos novos profissionais da informação engloba o ponto de vista gerencial, no qual se faz uso da criatividade para criar ambientes favoráveis ao compartilhamento e uso da informação, além de uma visão holística para acompanhar às mudanças e trabalhar com o novo cenário deste profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário