quarta-feira, 10 de novembro de 2010

A formação do arquivista na Universidade de Brasília frente às demandas sociais e de mercado da Capital Federal

Na aula de hoje (aula 7) serão apresentados os resultados da pesquisa da Doutoranda Flávia Helena de Oliveira sobre a formaçao profissional do arquivista e suas relaçao com o mercado de trabalho. 

Resumo

Nesse trabalho, buscou-se analisar a relação entre a formação acadêmica do arquivista e as exigências do mercado de trabalho. A Universidade de Brasília foi utilizada como modelo em um estudo comparativo entre o perfil profissional que a Universidade de Brasília se propõe a formar e o perfil demandado pelo mercado de trabalho de Brasília. Foram identificadas na literatura, nos editais de concursos públicos e por meio de questionários aplicados junto a egressos do curso de Arquivologia da Universidade de Brasília e a empregadores de arquivistas em Brasília quais são as habilidades requeridas aos arquivistas para o exercício profissional no mercado de trabalho de Brasília. Os resultados sobre as habilidades necessárias para o desenvolvimento das atividades arquivísticas compreendem habilidades técnicas específicas, habilidades técnicas multidisciplinares (em especial, o domínio das tecnologias de informação), habilidades administrativas e gerenciais. Além disso, é necessária uma combinação dos conhecimentos técnicos multidisciplinares com habilidades pessoais.

Slides da Apresentação:


























Recomendação de Bibliografia:

BUARQUE, Cristovam. A aventura da universidade. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista; Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994.

Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho. Relatório: a importância do setor público na geração de empregos. In: SUB-PROJETO IV: pesquisa  e problematização de questões relevantes sobre o mundo do trabalho; Pesquisa: mercado de trabalho, políticas de emprego e renda, e o futuro do emprego no Estado de São Paulo. Campinas: Fundação Economia de Campinas (Instituto de Economia da UNICAMP), 2001. Disponível em: http://www.emprego.sp.gov.br/downloads/observatorio/a_%20importancia_%20do_%20setor_%20publico.doc . Acesso em: 27 out. 2009.

COSTA, Larissa Cândida. Entre a formação e o trabalho: o arquivista diante das novas demandas sociais e organizacionais em matéria de informação. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação – Universidade de Brasília: Brasília, 2008.

CUNHA, Mirian Vieira; CRIVELLARI, Helena Maria Tarchi. O mundo do trabalho na sociedade do conhecimento e os paradoxos das profissões da informação. In: Valentim, Marta Lígia Pomim (Org.). Atuação profissional na área de informação. São Paulo: Polis, 2004. p. 39-54.

DUMONT, Lígia Maria Moreira. Os cursos de graduação da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais: uma proposta de flexibilização. In: Encontro Nacional de Ensino e pesquisa em Informação, Salvador, 2008.

FERREIRA, Danielle Thiago. Profissional da Informação: perfil e habilidades demandadas pelo mercado de trabalho. Ciência da Informação, Brasília, v.32, n.1, p.42-49, jan./abr.2003. Disponível em: http://www.ibict.br/ciênciadainformação. Acesso em 23 nov.2006.

FONSECA, Maria Odila Karl. Arquivologia e Ciência da Informação. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2005.

MAURI MARTÍ, Alfred; PERPINYÃ MORERA, Remei. Estudiar archivística: dónde y por qué. Tréa: Gijón. 2008.

MUELLER, Suzana Pinheiro Machado. Uma profissão em evolução: profissionais da informação no Brasil sob a ótica de Abbott – proposta de estudo. In: BATISTA, Sofia G.; ____________. (Org.). Profissional da Informação: o espaço de trabalho. Brasília: Thesaurus, 2004. p. 23-54.

PENA, André de Souza; CRIVELLARI, Helena Maria Tarchi; NEVES, Jorge Alexandre. O mercado de trabalho do profissional da informação: um estudo com base na RAIS comparando os anos 1994 e 2004. In: FUJITA, Mariângela Spotti Lopes; MARTELETO, Regina Maria; LARA, Marilda Lopes Ginez (Org.). A dimensão epistemológica da Ciência da Informação e suas interfases técnicas, políticas e institucionais nos processos de produção, acesso e disseminação da informação. São Paulo: Fundepe; FAPESP, 2008. p. 207- 218.

RODRIGUES, Ana Célia. Diplomática contemporânea como fundamento metodológico da identificação de tipologia documental em arquivos. Tese (Doutorado) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.

ROGRIGUES, Georgete M.; MARQUES, Angélica Alves da Cunha. Archival Science in Brazil: the establishment of scientific discipline and its impact on training archivists the era of information and knowledge. Archival Science, v.8, p. 103-121, 2009.
                                                                                                                                             
THOMASSEM, Theo. The development of archival science and its European dimension. In: Seminar for Anna Christina Ulfsparre. Stockholm, Swedish National Archives, Feb.1999.

VALENTIM, Marta Lígia Pomim (Org.). Formação do profissional da informação. São Paulo: Polis, 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário