quinta-feira, 21 de outubro de 2010

O profissional da informação: o humano multifacetado (Kátia Carvalho)

Resumo do texto utilizado na aula 3. 
Elaborado por Mara Karoline.

Antecedentes:
            A biblioteca está entre os primeiros sistemas de informações, e é nela que surge o profissional da informação mais antigo, o bibliotecário, voltado para a difusão do conhecimento humano.
            No início o bibliotecário era apenas um “guarda-livros”, depois passou a ter outras atribuições reflexo de sua participação no ciclo informacional: tratamento, organização e disseminação da informação.
            As novas tecnologias têm causado impacto benéfico nas bibliotecas, e vem mudando o perfil dos bibliotecários.
O Profissional da Informação:
            Como mencionado nos antecedentes, o bibliotecário foi um dos mais antigos profissionais da informação, e seu foco que antes era o documento passou para a ser a informação.
            Estudos sobre o profissional do futuro revelam novas características e dão ênfase à presença humana na mediação da informação.
            Os profissionais que configuram tradicionalmente os profissionais da informação seriam: arquivistas, bibliotecários, museólogos, analistas de sistemas, comunicadores, e outros, mas particulariza o bibliotecário, devido ao seu histórico modelo de formação com planejamento sistêmico.
            Os profissionais que atuam na área de informação devem acompanhar as mudanças de tecnologias da informação e telecomunicações.
            No Brasil já são quase 55 mil profissionais que atuam na área de informação e existem várias denominações para caracterizar o profissional que trabalha com informação, assim surgindo a necessidade de se repensá-las para se chegar a um consenso. Estes profissionais devem trabalhar em equipes multi e interdisciplinares, assim somando-se os conhecimentos individuais.
            O mercado exige cada vez mais profissionais que utilizem o sistema de informação de forma estratégica, com um olhar multifacetado.
            Pelo fato dos profissionais da informação possuírem várias profissões caracterizadas como tal, deve-se estabelecer distinções entre os que organizam e gerenciam a informação, os pós-graduandos e os pesquisadores da área de informação.
Postado por Mara Karoline.

Nenhum comentário:

Postar um comentário